28.12.08

Regressou a chuva

Está frio.
O Natal já passou e dizem que o novo ano estará prestes a começar. Dizem, porque eu ainda não percebi porque razão se festeja o início de um novo ano. Se é para fazer festa, então faça-se todos os dias e não apenas uma vez por ano!
Se calhar a razão pode ter que ver com a economia. Ou com a falta dela. Mas por aí também lá não vamos, porque tudo aponta que 2009 será bem pior do que 2008.
Pois é, regressou a chuva. O Sol já se foi e com ele o quentinho dos dias.
Este ano o Natal ficou marcado por uma série de acontecimentos que materializam a crise ou, se quisermos, a ausência do Sol.
Se o Natal é a festa da alegria e do convívio. convívio houve, mas foi pelos piores motivos. E a alegria, enfim... um funeral no dia 26 de Dezembro não é propriamente o mais interessante para animar a malta. (Foi de um amigo, mais um que se foi).
A nível pessoal, cada vez me sinto mais distante e menos crente nestes momentos. Só comprei um presente de natal que já ofereci. Não recebi nada. Só mensagens de boas festas, que agradeci entusiasmado, naturalmente. E abraços. E amizade. 
A comunicação social brindou-nos, neste final de ano, com declarações insólitas provenientes do Vaticano e já hoje ficámos a saber que parece que caminhamos, a passos largos, para um conflito bélico de proporções graves lá para as bandas do oriente. E o ano ainda não acabou...

18 comentários:

João Roque disse...

Sim, tens razão; também já não falo do Natal: já passou...
Mas a cruzada do Vaticano, não só não abranda como está cada vez mais homofóbica.
E a ofensiva de Israel, se fosse de outra proveniência já tinha provocado a intervenção militar americana, mesmo com o Bush em final de mandato...
Bons pernúncios, não haja dúvidas!!!
Abraço.

João disse...

Começa cada ano que passa a pensar mais como tu. As coisas boas que julgava adquiridas fazem cada vez menos sentido. Enfim. É o mundo que temos. Mundo em mudança. Não sei é se é para melhor.

Tongzhi disse...

Penso que o consumismo é a única coisas que resiste no Natal...

Paula disse...

Acho que hoje em dia, muitas pessoas confundem festa da família com consumismo desgovernado.
Tem que se comprar prendas para toda a gente, porque senão parece mal e apesar da falta de dinheiro, as lojas estão cheias e os produtos mais caros, são os 1ºs a desaparecer...
De há uns tempos para cá, compro prendas para as pessoas que acho que merecem e mais de metade da minha lista de Natal, desapareceu.
Dar prendas só por dar... Já foram tempos...
:)
Bjs!

Aequillibrium disse...

Parece que o mundo está um caos, não parece?

Mas mesmo assim, continuo com esperança que as coisas vão melhorando. Muuuuito lentamente, com um passo atrás e dois à frente...

anjo disse...

Obrigado!
Agradeço muito esse gesto.
Um abraço e desejo um MUITO FELIZ 2009.

Mateso disse...

Tudo de Bom para 2009.
Bj.

paulo disse...

meu caro, com o Natal mais do que passado, cá vêm os nossos votos de boas entradas em 2009 e de melhor continuação! a todos os níveis, claro.

abraços nossos

Anónimo disse...

que seja então um excelente Ano de 2009 para todos nós!
um abraço

Kapitão Kaus disse...

Pinguim:)
Obrigado pela visita.
Abraço:)

Kapitão Kaus disse...

João:)
Eu sei que as coisas não estão boas, mas acho que cada um de nós (ou então, colectivamente) pode dar o seu contributo (pequeno) para que o mundo vá melhorando. Quanto mais não seja, apoiando-nos mutuamente.
Força!
Ânimo!:)

Kapitão Kaus disse...

Tongzhi:)
De facto, cada vez mais o consumismo e a ânsia de comprar coisas estão na ordem do dia. E as palavras, e os gestos, e o sorriso, e o saber esperar, o saber ouvir, o saber escutar alguém, isso, que é deveras importante - porque nós não somos máquinas (porque a nós interessa-nos poder compartilhar, poder amar e sentir-mo-nos amados)- , isso parece que é visto como algo descartável. E digo-te, é uma coisa que me preocupa e assusta cada vez mais.

Kapitão Kaus disse...

Paula:)
Obrigado pela visita:)
Espero poder, um dia, cumprimentar-te pessoalmente:)
Beijos:)

Kapitão Kaus disse...

Aequi:)
Eu também espero, meu amigo!:)
Um abraço de ânimo para ti! E bom 2009!
:)

Kapitão Kaus disse...

JCD:)
Obrigado pela visita:)
Um excelente 2009 também para ti!:)
Um abraço:)

Kapitão Kaus disse...

Mateso:)
Obrigado pela visita!:)
Os meus votos são os mesmos para ti, mas a dobrar!:)
Beijos:)

Kapitão Kaus disse...

Paulo:)
Obrigado pelos vossos votos!:)
Tudo de bom também para vós!
Abraço aos dois:)

Kapitão Kaus disse...

fjorge:)
Que seja, sim!
Excelente e memorável!
Tudo de bom para ti e para a tua família!
Abraço:)