5.12.07

Ministros do Trabalho e Segurança Social chegam a acordo sobre a flexigurança

Notícia do Diário Económico Online: "Os ministros do Trabalho e da Segurança Social dos 27 chegaram hoje a acordo sobre os princípios comuns da flexigurança, no que diz respeito à adaptabilidade nas empresas, permitindo horários flexíveis e adaptados aos fluxos de menor e maior produção.
(...)
Recorde-se que a flexigurança é definida como uma fórmula global de política do mercado de trabalho que combina disposições contratuais flexíveis - facilitando despedimentos - e que permite que os trabalhadores encontrem um novo emprego e sejam apoiados pela segurança social no caso de desemprego.
Deste modo, um dos princípios hoje aprovados estipula que a flexigurança implica a conjugação deliberada de mecanismos contratuais flexíveis e fiáveis, estratégias abrangentes de aprendizagem ao longo da vida, políticas activas e eficazes para o mercado de trabalho, e sistemas de protecção social modernos, adequados e sustentáveis.
A flexigurança tem como objectivo a modernização do mercado laboral e a criação de mais e melhores empregos, intensificando a aplicação da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e Emprego."
"Tous les événements sont enchaînés dans le meilleur des mondes possibles." - Voltaire (1759) Candide ou l'optimisme.

Sem comentários: