7.6.08

Porque será?

Alguém me explica a razão pela qual as vias de trânsito são cortadas sempre que um alto dignatário do reino se desloca à província?
Alguém me explica a razão pela qual o centro de uma cidade é encerrado, com 3 dias de antecedência, para preparar adequadamente a visita do Rei à província e as magníficas e majestosas comemorações do Dia da Pátria?
Perdão, agora reparo que me equivoquei: parece que nós já não vivemos numa monarquia, que já temos um regime republicano. Mas porque será que continuamos a manter tantos tiques do tempo da monarquia?
Fala-se dos barões.... das elites....
Por que será que a esposa do PR é designada, pelos nossos locutores da TV, como 1ª Dama?
Alguém me explica a razão pela qual qualquer clube de futebol não português costuma ser designado pelos nossos locutores da TV como o clube do Ronaldo ou o clube do Figo, e afins, em vez de ser designado pelo seu nome adequado? Será por sermos tão pequeninos e termos uma necessidade de auto-afirmação?
Será que esta é uma estratégia para libertar o país da modorra e o fazer sentir-se vivo e actuante?
Mas porque razão quem nos governa diz não se sentir incomodado por 200.000 pessoas terem saído para a rua a manifestarem-se?
(Sei que quem vive perto perto desses lados e nos governa, mas não beneficia de protecção especial, se sentiu muito incomodado com a manifestação, mas isso é outra conversa...)
Alguém me explica a razão pela qual a sinalética nas estradas portuguesas e particularmente dentro das localidades ser tão parca e tão desadequada? Quando não é mesmo inexistente, e o Zé que ligue os radares e descubra por si próprio...
Porque será que o sargentão veio dizer que a selecção só ganhará o mundial se se sentir fortemente apoiada pelo povo português?
Porque será que os nossos governantes clamam tanto que o país necessita de melhorar as qualificações quando quem as detém tem que abandonar o país e procurar emprego noutro lado porque, por cá, ninguém está disposto a pagar o salário justo para as habilitações que se possui?
Porque será que, para se obter um salário mínimo e um emprego precário, se tem que mentir nas habilitações que se possui, reduzindo-as ao 10º ou 11º ano?
Porque será?

1 comentário:

João Roque disse...

Porque vivemos em Portugal, para o pior, mas também para o melhor...
Abraço.