Tenho mantido, nos últimos tempos, alguma visão mais crítica do nosso país, mas devo confessar que temos por cá coisas que funcionam muito bem. Só é pena que tenhamos uma grande dificuldade em aprender, com as melhores práticas, dos nossos concorrentes pequenos gestos e pequenas coisas que nos poderiam garantir um forte e decisivo impulso, a todos os níveis.
Fica-nos, porém, a esperança de podermos modestamente contribuir para o bem comum com as críticas que vamos tecendo nestes fóruns.
Mas vamos àquilo que, de facto, funciona muito bem em Portugal.
A Via Verde é um excelente exemplo. Sei que as portagens são caríssimas e contribuem, em muito, para a dificuldade de estímulo à economia, mas a tecnologia subjacente ao sistema é, de facto, extraordinária. E aquilo funciona muito bem quer nos postos de abastecimento (já sei que são do fornecedor que impõe os preços ao mercado!!!), quer no pagamento dos parkings.
O sistema Multibanco é também um excelente exemplo, em que a tecnologia nos é útil e nos permite poupar tempo e dinheiro (confidencia-me um amigo que isto são considerações que, em breve, não se aplicarão mais, pois fala-se de uma taxa a aplicar a quem fizer levantamentos automáticos nas máquinas... respondo que isso se resolve, enchendo, como antigamente, os balcões das agências, para que os senhores banqueiros possam, com inteligência e conhecimento de causa, reavaliar a justeza das medidas tomadas!!!).
Lanço o repto a quem quiser acrescentar exemplos de coisas que funcionem bem ou muito bem em Portugal, porque, procurando bons exemplos, infelizmente não me consigo recordar de mais nada...
A submissão electrónica do IRS é um suplício... as instruções abrem numa janela que anula aquela em que estamos a fazer a declaração... nada é intuitivo ou friendly... e ainda nos pedem para introduzirmos uma série de códigos que o sistema não disponibiliza e que a cada amigo atribui interpretações diversas...
A compra de bilhetes electrónicos da CP só funciona para os comboios alfa ou intercidades e se um incauto tiver que adquirir um bilhete urbano, para ajustar horários, só o pode fazer na estação de partida e no próprio dia!!!!
Penso, volto a pensar, reflicto... enfim, podia acrescentar que a publicação de posts neste blogue funciona muito bem, assim como a gestão do correio electrónico, mas estes serviços, que nos são disponibilizados, não são propriamente nossos....
Enfim...
3 comentários:
Amigo Kapitão
algo que também funciona bem no nosso país é o que se refere aos voos "low coast" pois há muitas companhias a operar em Portugal a preços muito convidativos e a compra on line é perfeita, basta ver as datas com melhores preços e comparar com antecedência.
Abraço.
Algo que vejo é que somos bons em organizar grande eventos com visibilidade internacional. Tive oportunidade de ver notícias, sobre a Expo98, Euro2008 e a última presidência portuguesa da EU, fora do nosso pais e os elogios à organização portuguesa foram rasgados.
No campo da política penso que a diplomacia portuguesa, dentro da importância que o nosso pais ocupa no xadrez mundial, até se move muito bem.
Abraço
Caros Amigos:)
Obrigado pelas vossas palavras:)
Têm toda a razão!
As low cost são excelentes e nós também sabemos organizar e receber bem!
Abraço:)
Enviar um comentário