18.8.08

Também somos bons em muitas coisas

Tenho mantido, nos últimos tempos, alguma visão mais crítica do nosso país, mas devo confessar que temos por cá coisas que funcionam muito bem. Só é pena que tenhamos uma grande dificuldade em aprender, com as melhores práticas, dos nossos concorrentes pequenos gestos e pequenas coisas que nos poderiam garantir um forte e decisivo impulso, a todos os níveis.
Fica-nos, porém, a esperança de podermos modestamente contribuir para o bem comum com as críticas que vamos tecendo nestes fóruns.
Mas vamos àquilo que, de facto, funciona muito bem em Portugal.
A Via Verde é um excelente exemplo. Sei que as portagens são caríssimas e contribuem, em muito, para a dificuldade de estímulo à economia, mas a tecnologia subjacente ao sistema é, de facto, extraordinária. E aquilo funciona muito bem quer nos postos de abastecimento (já sei que são do fornecedor que impõe os preços ao mercado!!!), quer no pagamento dos parkings.
O sistema Multibanco é também um excelente exemplo, em que a tecnologia nos é útil e nos permite poupar tempo e dinheiro (confidencia-me um amigo que isto são considerações que, em breve, não se aplicarão mais, pois fala-se de uma taxa a aplicar a quem fizer levantamentos automáticos nas máquinas... respondo que isso se resolve, enchendo, como antigamente, os balcões das agências, para que os senhores banqueiros possam, com inteligência e conhecimento de causa, reavaliar a justeza das medidas tomadas!!!). 
Lanço o repto a quem quiser acrescentar exemplos de coisas que funcionem bem ou muito bem em Portugal, porque, procurando bons exemplos, infelizmente não me consigo recordar de mais nada...
A submissão electrónica do IRS é um suplício... as instruções abrem numa janela que anula aquela em que estamos a fazer a declaração... nada é intuitivo ou friendly... e ainda nos pedem para introduzirmos uma série de códigos que o sistema não disponibiliza e que a cada amigo atribui interpretações diversas... 
A compra de bilhetes electrónicos da CP só funciona para os comboios alfa ou intercidades e se um incauto tiver que adquirir um bilhete urbano, para ajustar horários, só o pode fazer na estação de partida e no próprio dia!!!! 
Penso, volto a pensar, reflicto... enfim, podia acrescentar que a publicação de posts neste blogue funciona muito bem, assim como a gestão do correio electrónico, mas estes serviços, que nos são disponibilizados, não são propriamente nossos....
Enfim...

3 comentários:

João Roque disse...

Amigo Kapitão
algo que também funciona bem no nosso país é o que se refere aos voos "low coast" pois há muitas companhias a operar em Portugal a preços muito convidativos e a compra on line é perfeita, basta ver as datas com melhores preços e comparar com antecedência.
Abraço.

Socrates daSilva disse...

Algo que vejo é que somos bons em organizar grande eventos com visibilidade internacional. Tive oportunidade de ver notícias, sobre a Expo98, Euro2008 e a última presidência portuguesa da EU, fora do nosso pais e os elogios à organização portuguesa foram rasgados.
No campo da política penso que a diplomacia portuguesa, dentro da importância que o nosso pais ocupa no xadrez mundial, até se move muito bem.
Abraço

Kapitão Kaus disse...

Caros Amigos:)
Obrigado pelas vossas palavras:)
Têm toda a razão!

As low cost são excelentes e nós também sabemos organizar e receber bem!

Abraço:)