1.1.08

Ainda sobre o nosso desenvolvimento cultural...

A entrada em vigor da nova lei que proíbe o consumo de tabaco em locais públicos fechados parece-me uma excelente ideia e uma medida corajosa e acertada.
Fiquei estarrecido com algumas respostas de fumadores a questões colocadas pelos jornalistas, na véspera da entrada em vigor da nova lei:
"Sim, vou continuar a fumar e considero uma descriminação não o poder continuar a fazer à mesa do restaurante!"
Pois é, está provado cientificamente que o tabaco mata e o povo continua na sua teimosia cega, prejudicando-se (é um direito individual, dirão alguns!), e, mais do que isso, prejudicando, com o seu egoismo, os outros, que têm que respirar o mesmo ar...
Parece-me que estas opiniões insensatas não estão muito longe da falta de civismo que se nota em muitos dos condutores portugueses, ou da falta de respeito mínimo com que muitos se tratam nos mais variados espaços.
Dirão alguns: é a especificidade do povo português!
Espero bem que seja um fenómeno passageiro e que o país MUDE e se desenvolva culturalmente, pois é, por aí, que a mudança das mentalidades (e toda a aceitação do outro que não tem que ser necessariamente igual a mim) pode ter lugar!
Um Bom Ano para todos!

1 comentário:

fj disse...

esperamos para ver.
Eu como ex.fumador e outros colegas meus(tb ex.fumadores alguns), temos mantido uma luta tremenda com os ainda fumadores q nao respeitam os restantes.
Numa sala com menos de 100m2,com um patio de 20m2 com sol desde q nasce, estão 16pessoas - 6 fumadores contra 10 - que não saiem para a rua para fumar.
(pelos numeros ainda se acham em maioria) enfim...Vamos ver amanha.
Resta-me acrescentar, q é uma repartiçao do ministerio do Ambiente.
É triste mas é verdade.
Bom Ano!