16.1.08

Meditações…

As personagens, ainda que sejam, ostensivamente, construções ficcionais é suposto manifestarem uma série de emoções e de comportamentos. Vem esta reflexão a propósito de algo que se está, de momento, a passar com a personagem que dá pelo nome de Kapitão Kaus. A blokoalite, qual vírus de elevada patogenicidade, alastrou e, à personagem Kapitão Kaus, causou-lhe efeitos adversos ainda não rigorosamente descritos na bula. De facto, a notícia de que a sua Lisa se encontrava doente, associada a um contacto verbal mais próximo com outra personagem deste mundo, fez com que o nosso herói se tenha finalmente apercebido de muitas das motivações que levaram John Searle a afirmar que falar é agir, na senda de John Austin que dizia que as palavras servem para fazer coisas. É verdade, a nossa personagem começou a sentir falta dos amigos que, embora visualmente desconhecidos, com ele interagiam à distância de um clique. E aí começou a meditar acerca das pontes, das janelas, dos vasos comunicantes e imagens afins. Hoje, enquanto conduzia de regresso à sua empresa – perdão, à empresa onde ganha o pão, porque o nosso herói é apenas Kapitão, a bem dizer não é nada disso, foi a Lisa que, tal como Adão, no paraíso, assim o designou - , ouviu, pela rádio, que um aparatoso acidente interrompeu a A1, nas proximidades de Lisboa, e essa notícia, igual a tantas outras, causou-lhe um aperto no coração. Sim, porque o nosso herói, apesar de personagem de banda desenhada, possui um coração! Imaginou o que seria o seu mundo sem os novos amigos e esse pensamento deixou-o profundamente melancólico.

14 comentários:

Lisa's mau feitio disse...

Kapitão, meu novo amigo!!
Estou bem, sã e salva, não fiz parte desse aparatoso acidente na A1!! Tb já estou melhor, bem melhor e bem sei que te fiz falta!! Tb ma fizeste a mim. Ai, as coisas são para ser ditaas.
Focas no teu espantoso post uma questão gira de morrer, mas muito séria:amizades virtuais.
são do melhor que há, acredita. Se bem conduzidas, bem alinhavadas e havendo sempre imenso respeito e nenhum despeito pelo que se lê vindo daqueles que mais gostamos neste mundo "blogosférico".
Eu gosto imenso disto, ao tempo que por cá ando, até que mje decidi plantar arraiais, de facto, mais abertos.

A ligação que se cria entre as pessoas é espantosa. E acabamos, e não me venham com merdas, por levar connosco muito das gargalhadas que aqui damos e muito daquilo que lemos escrito pelos amigos virtuais que apreciamos.

É outra forma de tomar café, esta.
Adorei o teu post.

Beijos gdes
Lisa
(Mas acredita, quem tem pormenores na vida real, não deixa de os ter aqui. Eu não acredito na mentira virtual e olha q já fui vítima dela. Mas isso... O mal fica para quem o pratica. )

ai kapitão....Falaste com quem??? Conta-meeeeeeeeeeeeeeee!!

bjs gdes. vou nadar!!

Diabba disse...

Mariquinhas-pé-de-salsa!! Que é que tem se houver um acidentezito?? Hã?? Almas novas são sempre bem vindas! hihihihihi

beijo d'enxofre

Hydrargirum disse...

Olha que post bonito! E de tão grande coração!:)

Eu por cá, posso dizer que tou bem felizmente...nem sei mto bem de que acidente falas, pq acordei meio alheio às notícias hoje:/ mas já me vou inteirar...

E como "palavras servem para fazer coisas"....aqui ficam as minhas para te dar um Abraço:)

:D

PS-Mudaste o nome para Kaus...e eu qd leio de repente, leio sempre Klaus!:)

mik@ disse...

o teu post está de fazer qualquer um sentir o ego insuflado, mesmo podendo não ser umas das pessoas a quem te referes :)
mas concordo com o que disseste, cria-se uma certa preocupação pelo bem-estar dos bloguistas que conhecemos e que lemos todos os dias, pesar de não o conhecer-mos realmente :P
beijocas

Kapitão Kaus disse...

Caros Amigos,

Disse-o e senti-o.
E senti-o com um aperto muito grande porque fará, dentro de dias, 2 anos que o meu melhor amigo, o meu amigo de infância, aquele miúdo espectacular, morreu, num estúpido acidente de automóvel, em Lisboa, num dos túneis da cidade. Lembro-me que foi na madrugada em que o Benfica ganhou um jogo qualquer. Foi comemorar com a malta da nossa idade e, de manhã, quando eu liguei o telemóvel, estava lá a mensagem, de um familiar a informar-nos. A notícia teve ampla cobertura dos media, a nível nacional.
Perdi o meu melhor amigo num acidente de automóvel, numa noite que devia ser de festa e de alegria.
Daí que quando ouço notícias destas na televisão ou na rádio, fico com um aperto que me esmaga.

Ainda bem que todos vós estais bem.
Abraço carinhoso para tod@s!

Lisa's mau feitio disse...

Kapitão!
Abraço recebido!!! ai Kapitão, até me emocionei com essa tua preocupação!!!Afinal não somos só máquionas q até escrevem uns textos para te divertires!!!!
Ai mas tu mudaste o nickname!!! agora és mmo KAPITÃO!!!!!!!!!!!!!
OHHHHHHHHHH
Agora já não serás o MEU kapitão....Passarás a ser o Kapitão de toda a gente..........

shuif... shuif...

Lisa's mau feitio disse...

Em "mauionas", leia-se "máquinas" obviamente!

Lisa's mau feitio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lisa's mau feitio disse...

Venho ali do patrãozinho.
E sabes que levei tempos e tempos a pensar no teu post?
Tanto a dizer...

Mas fico-me pelo que em cima não referi como gostaria.
Os laços que se criam aqui, apertam-se à velocidade da luz. E um dia bem passado entre blogs equivale a meses de convívio cá fora. Senão veja-se a forma como nos entendemos!!! Admitimos todos que já não nos riamos assim há um bom tempo, certo?? ahahahha
Senti-me enternecida com a franqueza das tuas palavras. Se bem que isto me passa!!!Eu é que ando assim a ir p'ró feliz e tal e a recompor-me da constipação e tal!!! Porque na primeira hipótese já cá faço outro escândalo!!!!

Agora vou contar-te outra coisa.
E é um pormenor. Mas é um pormenor importante: chega-te cá, que é segredo... Aqui tb há uma coisa... De bestial, passas a besta num instante... Basta que te entendam menos bem, senão mal mesmo, uma letrinha que seja... não será o nosso caso, que nós já somos uma irmandade, credo!!

Oh Kapitão do Mundo, e assim uma musiquinha no blog para a gente ficar relaxadinha a comentar e tomar uns cafés?? ahahahahahah

Beijinhos gdes.

O comment excluído era meu. tinha lá um erro de bradar aos céus, credo!!!!!!!! Era o que me faltava!!!!

(não sei porquê... Mas hoje pareces-me tão triste... Não estejas.)
Lisa

mik@ disse...

:S lamento saber disso... perder um amigo é sempre complicado.
beijinho

Julieta disse...

Vim directamente do berlog de um Hydra-amigo... chego aqui e desmancho em sentimento... este post Sr. Administrador está 20.

Beijinhos com carinho

Olá!! disse...

Antes de mais fica a garantia que o teu nome será reposto no devido local dos meus links....
Kapitão, isso não se faz, quebrar o coração da "gente" dessa forma... Uma pessoa sensível e das coisas que mais me toca... este post e o que li nos comentários tocou-me profundamente... mas senti-me bem, aqui, convosco...

Agora um aparte para a Lisa;)))
Kidona??? querias dizer "máquionas", "mauionas" ou "máquinas" ???? fiquei sem entender.... hahaha

Outro aparta para a Lisa;)))
"De bestial, passas a besta num instante... Basta que te entendam menos bem, senão mal mesmo, uma letrinha que seja..."
Tens toda a razão.... give me 5
Beijos para todos

Kapitão Kaus disse...

Lisa: os teus desejos fazem-me movimentar o mundo. Vê lá se gostas do presente que aqui coloquei.
Lisa, é em homenagem a ti que eu mudei o nickname. E tu sabes que eu sou o teu Kapitão. O Koala que me perdoe este atrevimento... se ficar muito zangado, digamos... bem... eu acho que poderei levar a gaiola e passeá-lo num dos barcos da minha empresa... Tu que dizes, Lisa?
Beijos (tsunamis e tsunamis)
O teu kapitão

PS: espero, com isto, não incorrer nessa falta que tu me contaste, em segredo.

mik@: obrigado pelo apoio. Fico sempre assim nesta altura do ano. É um momento doloroso, mas ainda bem que vos tenho a todos!
Beijos,
Kapitão

Umabel: obrigado pelo teu comentário e pela simpatia das tuas palavras.
Beijos,
Kapitão

Olá: não te preocupes com o link. Eu até lhe acho muito graça! Faz-me sentir um miúdo traquina!
Beijos,
Kapitão

Lisa's mau feitio disse...

Olá, amiga da minha praça, eu tenho sempre razão... Quase sempre, pronto... Mas vá, que nesse ponto tenho, definitivamente, razão! E era segredo para o Kapitão do Mundo e não tinhas que ter ouvido. Cusca me saiste, gaja da minha má língua!!

Kapitão, pois claro que terias de mudar o nick, já não tinhas hipótese!! E só de pensar que eu li tudo tão depressa naquele primeiro dia em que me comentaste, que sempre tinha certezas de eras mmo Kapitão!! Até ao dia em que me fizeste o belo do reparo!!! ahahahahahah
Kapitão serás! Que remédio tens tu!!

beijinho no Kapitão!!
Qto ao passeio de barco, a mim apetecia-me era subir o Douro!!

Apanhei as ondas todinhas de beijos!! E mais uma, a de amanhã, que agora só venho Sábado, ou amanhã... mas a horas verdadeiramente indecentes!!! Sou uma irresponsável!!!! ahahaha