13.1.08

O nosso Brecht ou o teatro da vida…

Retomando uma corrente, de que detectei um dos elos nesta longa cadeia cibernética, também me proponho apresentar, à comunidade, as percepções que possuo acerca das personagens de ficção com que me tenho relacionado através deste blogue.
Perdoem-me os meus caros amigos por vos tratar desta forma (eu que vos conheço apenas destes meios electrónicos, sem webcam), mas é que estou plenamente convencido que a dimensão catártica da escrita anda, muitas vezes, associada à ficção e, salvo a opinião mais ajuizada de algum especialista na matéria, tod@s que pululam neste universo são verdadeir@s personagens (incluindo os sentidos plurais que quiserem atribuir ao termo!)
Pois bem, aqui vai. A ordem seguida é a alfabética, pois é o meio mais interessante de poder justificar uma escolha, sem causar ou sofrer quaisquer malentendidos.
Diabba - uma personagem divertida que nos faz sorrir e ter pensamentos subversivos, sempre que pensamos nela. Com um forte sentido crítico relativamente ao que lê e muito humor e enxofre para dar!
FJ – uma personagem que se auto-define como um livro aberto. Franco, amigo do seu amigo, envolvido, com convicção, em grandes causas sociais. Sempre pronto a animar a malta que o visita, tem uma legião de admiradores e de seguidores.
Hydra – uma personagem absolutamente genial. Dotada de um sentido de humor fora do comum, mas também de uma sabedoria (linguística, cultural, culinária e científica) que ultrapassa, em muito, as escalas e padrões internacionalmente reconhecidos: os chamados benchmarks! É um verdadeiro lorde, mas fortemente preocupado com a mudança do povo, que, volta e meia, observa, do seu ecrã de televisão, da mesa no restaurante ou dos passeios que dá pelas ruas.
Kokas – uma personagem que faz o papel de jornalista amargurado. Adepto ferrenho do Sporting, mostra-se, por vezes, deprimido. Precisa de apoio forte e incondicional de todos nós!
Adenda: o papel interventivo e pró-activo da personagem obriga-nos a reformular o texto acima apresentado: é uma personagem que sente a falta dos seus amigos, o que significa que é um ser verdadeiramente muito próximo da realidade humana.
Lisa – uma personagem deliciosa! Até ao momento, ainda só pudemos reconhecer o seu lado maternal e também uma certa tendência para alguma conflitualidade, em particular com um outro personagem, de nome Hydra, por causa de uns assuntos ligados à fauna e à flora, mas, a verdade é que é uma senhora absolutamente espectacular! Por causa dela, o autor deste texto tem vindo a sofrer de blokoalite.
Adenda: esta personagem tinha tendência a implicar com o Hydra, mas, desde que assumiu o seu papel de grã-mestre da Ordem do Baptismo (e, que saibamos, já fez, num espaço de 72 horas, 2 baptismos, com uma produtividade muito acima da média), tem vindo a exigir cada vez mais. Isto é que é obra, minha gente!!!
Adenda 2, por muitos pedidos de numerosas famílias: a personagem Lisa já me trata por um adjectivo possessivo e, por isso, o Hydra que me perdoe, mas eu também quero ir passear para a praia...
Olá – uma personagem que nos vai divertindo com as aventuras do seu canídeo e sempre pronta para uma boa xinfrinada. Divertida e absolutamente sensacional!
Will – uma personagem que, incarnando um advogado, é, de facto, um ser sensível que vive e aprecia a Vida, naquilo que ela tem de melhor: as relações afectivas, que tanto podem ser dadas a ler através do Amor, como através da camaradagem e dos Amigos que, no trabalho ou fora dele, a envolvem. Dotada de um sentido de humor fino e minundente. É também um lorde, mas mais próximo do seu povo e empenhado em grandes causas. Um must!
Nota: se alguma das personagens se sentir incomodada por este retrato brechtiano, por favor, diga-o no comentário e procederemos à imediata remoção da sua entrada deste nosso teatro da vida. Obrigado.

30 comentários:

Kokas disse...

Deprimido não me parece o "rótulo" mais apropriado. Quem já conheceu o que é a depressão - a sério - não pode aceitar a ligeireza do rótulo colocado assim...

Não fico ofendido. Preciso do apoio incondicional de todos? Bem, preciso de mimo? Sim, sem dúvida. Sou um mimadão, e não vejo mal nenhum nisso. Admito-o com um certo orgulho até.

Mas já agora aproveito para dizer que as personagens são sempre construções. O que não é o caso!

Aquele abraço e obrigado pela tempo dedicado a analisar a minha "PERSONAGEM"!
:p

Lisa's mau feitio disse...

Hummmm... delicioso foi este teu texto, a parte introdutória. Personagens adoptamos todos onde quer que seja. Tu já me viste no trabalhinho a dissertar sobre o q escrevo no blog? Não queiras ver. Já o fiz por várias vezes e achei que lhes ia dar uma coisinha má! Desisti. E tive de adoptar outra personagem Sem drama.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, canta, chora, dança, ri e ama antes que a cortina se feche e ninguém te bata palmas..."

Charlie Chaplin

E acrescento eu: "sempre com o lado genuíno e com a verdade a despontar por toda e qualquer brecha possível."

Fica bem, meu Kapitão.

Lisa

Lisa's mau feitio disse...

Olha, desculpa lá... Porque é que o Koala tem mais 3 linhas de gabanço do que eu??
É melhor do que eu em mais 3 linhas porquê??
Achas bem??
Vai lá acrescentar mais 3 linhas na minha pessoa ou tira 3 na dele.
Olha-me este agora...

Depois diz q tenho mau feitio!

E mais vale ter mau feitio do que um feitio mau!! Vá, agora fica a reflectir um bocado nesta pérola! ahahaha

Lisa's mau feitio disse...

E já agora, que não percebi... O q é q eu tenho de fazer? Isto é corrente?? É desafio??? Não me vais dar a notícia de que tenho que escolher n sei qtas pessoas para ir gabar no meu blog, pois não??
ahahahahahhah

Adios, meu Kapitão!! Tem um Domingo feliz!! Sim, q o tema hoje é a felicidade!

Olá!! disse...

Eu li .... tudinho...
Agora tenho de sair, mas volto... ai se volto....
hahaha
Lisa vai reclamando por mim, só tenho 2 ou 3 linhas e assim não vale....
Beijussssssssssssss

Lisa's mau feitio disse...

Como?!?!
importa-se de repetir?!?!

Koala, tu já viste a intriga em q ele nos quer meter? "tendência a implicar com o Hydra"... Eu?!?! Ele é q expôs o meu erro ortográfico da língua de sua majestade...eu tinha de me defender!!

E passeios na praia, meu Kapitão, só dentro de uma gaiola! E para um koala a coisa arranja-se! Para si, teria de alugar uma barraca ou levá-lo de auto-caravana e eu sou fina como a mãe do Koala, gosto de ir para a praia sem nada que me tape o sol! Nem chapéu de sol, nem barraca!!ahahahah

bom domingo!!

Hydrargirum disse...

O que eu me ri com certas características descritas aqui dos nossos "miguitos"...

E acerca da minha...wow...até corei...não tenho palavras para, nem sei, acho que a palavra mais apropriada é agradecer, os elogios que me teceste!:)

Estou por demais embevecido, e olha que eu acordei há pouco e ainda estou meio catatónico, por isso qd acordar a sério, vou andar a pular qual Plastic Man!:)

E obrigado pelas 3 linhas de gabanço que tenho a mais!!!!
QUe risota!:)

Abraço:)

Lisa's mau feitio disse...

E o uso do possessivo tem a ver com respeito!
Tu és um superior da "tróoooppáaa"**!!!

sempre alta continência!!

Lembras-te do Telmo do BigBrother, certo?
ahahahah

Koala....Tu já acordaste!!! Kutchi Kutchi!! ahahah

Kapitão Kaus disse...

Caros Amigos,

Obrigado pelos comentários e pelas dicas que, por meios audiovisuais diversos, me foram fazendo chegar. Fui acrescentando adendas por forma a respeitar o texto original, mas uma senhora, que eu respeito muito e que também tem muito respeito por estas coisas das hierarquias militares, exigiu, com determinação, que o texto original fosse, digamos, reescrito com mais moderação. Pois bem, assin foi, espero que esteja do Vosso agrado!

Hydrargirum disse...

Oh Kapitão por quem sois...
O menino está à vontade para partilhar da praia, da gaiola e de tudo, como aliás já o referi no blog da Lisa:)

Belas adendas!:)

Kapitão Kaus disse...

Obrigado, Hydra!
Tás a ver, Lisa, como há quem me compreenda?....

Assim, já estou mais contente: pode ser que a minha Lisa (minha, repara bem como eu te trato!!!), me permita usufruir da sua companhia até à praia, porque um Kapitão gosta sempre do mar!

Abraço aos dois :)

Lisa's mau feitio disse...

Desculpem lá... alguém falou?? Pareceu-me ouvir vozes vindas de cima...mas aqui ouve-se mto, mto mal.....estou sem rede...

oh pah...q impressão estes barulhos...parecem pessoas a falar...mas n se percebe nadinha... Tõõ?? Raios... Bem...q tentem mais tarde... Tb estou sem saldo para ligar eu a ver o que querem, afinal?!?

Hummmpppfff...

E se não melhoram o comportamento, vou ter de ir fazer queixinhas ao patrãozinho... Fj de seu nome, sim?!?

Lisa's mau feitio disse...

É verdade....
(mas pq é q eu só reparo nas coisas qdo acabo de enviar os comments?? é que enqto espero q o dito siga viagem, há sempre a tendência de passar o tempo a olhar para a parte direita do blog e assim vamos vendos o q lá diz...)

Eu não sei quem é o Infinito Pessoal nem quem o Kokas... Mas sei que estão ali a mais entre mim e o koala da minha praia??
Isso não me afecta nadinha, mas causa-me impressão!!

Se essas pessoas n se importarem, podes ir lá dizer-lhes q vais "deslinkar"?? Pelo menos um deles...é q estar a dois passos do koala é muita distância para mim!!!!
ahahahah

mik@ disse...

olá :)
tu escreve até que a alma te doa :)
foste adoptado pela lisa...? vais fazer companhia ao hydra?? her... e que personagem és tu? um koala também?
kiss :D

Lisa's mau feitio disse...

Bem...
Não diga a gente q está bem qdo vira costas!!!

Eu q vinha só desejar um EXCELNET início de semana aos amigos, já vou ter de dar sermão e missa cantada!!!!
Ora vamos lá ver se nos entendemos..... Oh "sedona" Mik@, eu não adoptei ninguém!!!! O Kapitão é o Kapitão!!! é aquela incontornável figura a quem eu bato continência, qual Telmo do Big Brother na "tróóópááá"!!!
ELE é q gostaria muito de ir levar o koala à praia!! E vai daí, q para disfarçar, diz q quer ir comigo!!!! ahaahhaha

Um início de semana de trabalho EXCELNET para si, meu Kapitão!!

Lisa

Kapitão Kaus disse...

Ora, ora, Minha Lisa, lá porque não aprecia a minha companhia não precisa de fazer de mim um seu criado e ir passear o seu koala à praia...

Um excelente início de semnana para todos quantos visitam este blog e, em particular, para ti, Lisa.

Um tsunami de beijos :)

Lisa's mau feitio disse...

Sim!
Vá!! Canta-me ao ouvido, q eu gosto!!
E aqueles dois entre mim e o koala? Como é q vais resolver?
Só depois disso tratado é que venho fazer o levantamento da onda de beijos!!!

Diabba disse...

Provoco pensamentos subversivos,
eu?? ohh sim simm simm (calma, estou a lavar o pêlo com aquele champoo)

E quem é que te disse que sou uma personagem hã?? Queres levar uma tridentada?

beijo d'enxofre

Kapitão Kaus disse...

Lisa, vê lá como o Kapitão te faz todas as vontadinhas, para que a Senhora Professora não fique triste!!!!
Já ganhei mais um ponto, não foi?
Tu e o Koala estais, agora, juntinhos.
Vamos lá ver se é desta que também vou passear até à praia...

Mik@: não acho que a Lisa me tenha adoptado, não. Isso queria ela!

Abraço e boa semana de trabalho :)

Lisa's mau feitio disse...

Coisa mai linda da Tia Lisa, o meu Kapitão!!

Mas já agora, diz-me...Onde é q enfiaste os outros??? ahahahahhahah
É q eu andava a ler o blog de um deles, caramba e estava habituadinha a ir clicar naquele sítio!!! Como os tiraste, o rato foi directamentepara o link do koala...e pronto, lá tive eu de ir outra vez ao blog dele!!!!Mas foi sem querer, é q ali era o blog do outro!!!
Olá, caontém-te!!!Como vez, a 6ª vez q eu fui ao blog do Koala foi por engano!ahjaahhaha

bjs gdes

Lisa's mau feitio disse...

"caontém-te"

contém-te...
CONTÉM-TE
CONTÉM-TE
CONTÉM-TE

:(

BlueVelvet disse...

Olá meu Kapitão,
bom dia.
Vim para o comentar, mas vi logo q isto era um blog de kuskas....
Não sei se gosto.
Pq eu sou uma menina decente e não me meto em peixaradas.
vou pensar, e talvez volte.
Eu disse Talvez.
Com sua licença!

Além de que não sei quem é o Koala, e gosto de estar por dentro das coisas

Lisa's mau feitio disse...

Bem, eu estou adoentada.
Por hoje, e dado este sermão, a minha posição vai ser o silêncio.
Não venho cá cuscar nem mais uma letra que seja. Talvez não volte nos próximos dias mesmo.

Kapitão, vemo-nos no escritório da Editora um dia destes!

Lisa

Olá!! disse...

hahaha... Eu disse que voltava e voltei.... as voltas que temos de dar para entender esta "novela"...
Kapitão, obrigada pelo personagem que criou em volta da minha pessoas,não mereço tanto (coradita mode), mas (há sempre um mas) eu não conto só aventuras do meu rafeiro, naaaa e também não sou assim tão xinfrineira(nem sei se isto existe) hahaha
Esta história do Koala e da Maus Feitio ainda vai dar muito que falar.... hahahaha
Beijusssssssssss

Kokas disse...

Estou mt mais confortável! :)

Will disse...

LOOOL

Ó meu caro: ADOREI!

Um pequeno grande reparo: acho que a procura do grande Amor (que é uma caracterísitca inerente a todo o Ser Humano) não é um item diferenciador da minha personagem... e se esse traço decorre do nome do blog também existe um erro: Grace means so much more than love :)

Um grande abraço

Lisa's mau feitio disse...

Kapitão, meu Kapitão,

só vim dar um hello e deixar "aquele" mimo. O mimo do dia!
Fica bem.

(andas tão apagadito, caramba... estás bem??)

bjs

Lisa

Olá!! disse...

O Kapitão está com um ar zangado....
beijocas

Vitor disse...

gostei dos comentários às personagens .... hehehehe

abraço

fj disse...

Kapitão diz:
sobre mim?? "tem uma legião de admiradores e de seguidores"
ainda vão pensar q pertenço a alguma congregação..LOL.
a gargalhada da noite:)))))))
um Abraço amigo.

Ps:tenho andado um pouco arredado,(tempo desviado para outros assuntos) mas este post passou-me completamente...coisas da vida.
sorryyy